3 de setembro de 2011

Laço de fita em Origami


Laço de fita feito em origami, aprenda como fazer esse artesanato com papel
A primeira vez que fiz esse laço de fita em origami eu pensei em vocês. Imaginei em quantas embalagens de presentes ele ficaria perfeito, e também em móbiles e outros trabalhos com papel. O passo a passo é um pouco longo e pode parecer um tanto difícil, mas é só no primeiro instante.
Preparei para vocês as fotos de cada etapa e estou providenciando também um vídeo que vai ajudar a tirar as dúvidas que ficarem pelo caminho. Enquanto o vídeo não fica pronto, arrisquem uma tentativa pelo menos, vale à pena.
E não desanimem. Explicar em palavras um passo a passo de origami é normalmente complicado, mas baseiem-se nas imagens e sigam adiante até acertar. A repetição facilita o processo.
Comece com um quadrado de papel tamanho médioDemarque as transversais centrais do quadrado
 Comece com um quadrado de papel de tamanho médio, 20×20 por exemplo. Demarque as transversais centrais do quadrado dobrando-o ao meio.

Demarque as diagonais do quadradoJunte as pontas laterais do triângulo com a ponta de baixo
 Demarque também as diagonais do quadrado com dobras. Vire a ponta do triângulo para baixo. Junte as pontas laterais do triângulo com a ponta de baixo pelo lado de dentro.

Ao juntar as pontas você obterá um balãoDobre a ponta de cima do balão
 Ao juntar as pontas você obterá um balão. Dobre a ponta de cima do balão. Desdobre.

Introduza a ponta de cima para o interior do balãoDobre as bordas laterais do balão
 Essa é a parte mais difícil. Você precisa posicionar a ponta do balão para dentro dele. Ao terminar a aparência deve ser essa acima. Faça com calma. Dobre as bordas laterais do balão conforme a imagem acima.

Repita do outro ladoSegure as abas internas e abra para fora
 Repita do lado esquerdo. Vire o balão e repita também no verso. Por baixo do balão, segure nas abas internas e sem fazer força vá abrindo as abas para fora.

Ao terminar de abrir um pequeno quadrado se formará no centroVire o papel para o verso 
 Ao terminar de abrir um pequeno quadrado se formará no centro, naturalmente. Vire o papel para o verso.

Com um estilete corte as abas internasTraga a ponta de cima até embaixo
 Com um estilete corte as abas internas com cuidado, até em cima. São quatro abas. Traga a ponta de cima até embaixo.

Dobre as pontas laterais como indicadoRepita do lado esquerdo
 Dobre as pontas laterais como indicado, trazendo a parte de cima e alinhando com a dobra horizontal. Repita do lado esquerdo. Levante as pontas lá bem de baixo para cima novamente.

Dobre as pontas de baixo da mesma formaDobre a estrutura ao meio e corte a base com um estilete
 Repita as mesmas dobras agora do lado de baixo. Você formará duas pontas como flechas. Abaixe as pontas lá do alto de novo.Dobre a estrutura ao meio e corte a base com um estilete de baixo até QUASE em cima. Desdobre a estrutura.

Dobre os pendentes conforme a imagemVamos trabalhar as as dobras da abertura
Vamos trabalhar os pendentes do laço com dobras como na imagem: da lateral para dentro.Vamos trabalhar as as dobras da abertura central, conforme a imagem.

Encaixe as pontas no quadrado centralCorte os excessos dos pendentes do laço
Vire a estrutura de frente para você e encaixe as pontas dentro do quadrado central. Pode aplicar um pingo de cola para fixar as pontinhas.  Corte os excessos dos pendentes do laço para deixa-lo mais bonito.

Seu laço está prontinho para usar.
Com um papel de tamanho médio obtemos um laço grande. Se desejar laços menores é só usar quadrados menores, mas lembre sempre de treinar antes num papel de rascunho para não ficar amarrotado.
As dicas de uso são muitas: embalagens de presente, móbiles, quadros de scrap, cartões e todo tipo de trabalhos com papel que mereçam um detalhe decorativo.
DICA: Usem papel de gramatura 80 à 120, ou seja, nem muito fino e nem grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário